Festival de Arte e Cultura vai movimentar BH neste fim de semana

Evento reúne o melhor da arte, artesanato, cultura, design, moda e gastronomia. A entrada é gratuita. Não perca!

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/09/2017 15:57 / atualizado em 13/10/2017 16:27 Joana Gontijo /Lugar Certo
O generoso espaço do Villa Albertini vai abrigar 50 expositores que oferecerão itens de artes plásticas, artesanato mineiro, moda e design, com a presença de marcas locais. O espaço também estará aberto para o melhor da cultura e da gastronomia - Villa Albertini/Divulgação O generoso espaço do Villa Albertini vai abrigar 50 expositores que oferecerão itens de artes plásticas, artesanato mineiro, moda e design, com a presença de marcas locais. O espaço também estará aberto para o melhor da cultura e da gastronomia

Celebrar a arte é preciso, viver a arte também é preciso. A matéria-prima em ação, as múltiplas maneiras de manifestar, a cor, a pedra, a madeira, o barro, o lápis, o papel, a tela, os segredos, os caprichos, a verdade e a história afloradas na obra. Algo que nasce sem precisar aprender, aguça o domínio do fazer, vem de dentro, de um talento natural. Um saber essencial do ser humano. No embrião, a beleza moldada pelas mãos, o artesanato, um realce charmoso e elegante para qualquer estilo, em encaixe perfeito para variadas propostas de composição, vestindo o papel de protagonista.

Minas Gerais é um berço de artistas e artesãos reconhecidos mundo afora. Do barroco aos dias atuais, os trabalhos aguçam os sentidos. Na época do Império, adornavam os casarões e eram destinados a uma pequena parcela de privilegiados que podiam pagar pelas peças. Atualmente, essas práticas se democratizaram e estão mais acessíveis a uma parte maior da população. Uma prova disso é que profissionais de design e de arquitetura cada vez mais as inserem em seus projetos.

Para realçar a importância do segmento, a primeira edição do Festival de Arte e Cultura aporta em Belo Horizonte, nestes sábado e domingo, no Santa Tereza, uma parceria entre o Centro Cultural Brilho Handmade Art e o Villa Albertini. E o evento terá um gostinho especial, em comemoração pela semana das crianças, com espaço dedicado aos pequenos. Serão 50 expositores, que oferecerão itens de artes plásticas, artesanato mineiro, moda e design, com a presença de marcas locais.

O BHArt se propõe ser um lugar de convívio, onde os artesãos, desafiados a inovar, podem comercializar os produtos, que não pecam pela qualidade e que, cheios de criatividade, estão em pé de igualdade com os artigos mais sofisticados. Para o evento, a tradição mineira do fazer à mão comparece com opções para uso pessoal ou para a decoração. São cerâmicas, pinturas, bordados em almofadas, toalhas, roupas de cama e bolsas, mosaicos, peças em madeira, como pássaros talhados, itens religiosos, como imagens de santos, divinos, oratórios, escapulários e estandartes, estamparia manual em tecidos, cartonagem, semijoias em prata, joalheria artesanal, ourivesaria em pérolas e pedras brasileiras, esculturas minimalistas com palitos de fósforo ou exemplares em formas realistas de coração e em material tridimensional, porcelana pintada, caixinhas de fósforo enfeitadas com casinhas imitando um quadrinho, além da técnica japonesa kokedama, uma maneira diferente de compor vasos de planta, e terrários, uma espécie de mini jardim. Carteiras, feitas com as técnicas de tecido, papelão, costura e patchwork, caderninhos, vidros, taças e garrafas coloridos, mandalas, pendentes, luminárias e abajures, espelhos, bandejas, sabonetes e essências, entre outros, complementam o menu. Os preços são a partir de R$ 10.

"Aproveitando a semana das crianças, teremos o espaço kids, com uma série de atividades culturais. Oficinas de reciclagem, no sábado e no domingo, vão mostrar a relevância de se pensar em sustentabilidade desde cedo, orientando sobre o reaproveitamento de materiais. A participação é aberta para quem se interessar", suscita a coordenadora do BHArt, Cynthia Rabello. Também haverá brinquedos e brincadeiras, resgatando as mais tradicionais, como cantigas de roda, teatrinhos, contações de histórias, chamando a garotada para interagir e se divertir.

O evento é nos dias 14 e 15 de outubro e terá programação especial para as crianças - Villa Albertini/Divulgação O evento é nos dias 14 e 15 de outubro e terá programação especial para as crianças

Pensando nos mais crescidinhos, o festival abre lugar para a gastronomia, com restaurantes convidados, que terão no cardápio comidas típicas mineiras e culinária em geral, além de cervejas artesanais de produtores da capital. Nos dois dias, também estão previstos shows com voz e violão e, no domingo pela manhã, a vez é do aulão de yoga, uma convocação para o relaxamento. E os bichinhos são mais que bem vindos - o evento é pet friendly. "Os visitantes podem levar seus animais de estimação. Haverá inclusive potinhos com água e ração espalhados", diz Cynthia.

A edição inaugural do festival reflete o crescimento da feira de artesanato mineiro que já foi realizada pelo centro cultural em quatro ocasiões, que mantinham uma média de público entre 600 e 1,2 mil pessoas por dia. Agora, se tornou um evento completo de arte e cultura, faz questão de assinalar a coordenadora. "Muito mais que reunir artesãos para exposição e venda dos produtos, as atividades culturais atraem a população belo-horizontina a frequentar um espaço já renomado, em um bairro tradicional, onde convivem diversos ateliês de arte e acontecem ações culturais a todo momento. Sem contar que o Villa Albertini vai acabar se transformando em um ponto de encontro na cidade", diz.

Clique para ampliar o cartaz - Clique para ampliar o cartaz

O Festival de Arte e Cultura tem entrada gratuita, e é de fácil acesso e estacionamento. A próxima edição já está marcada para a segunda semana de novembro, e a intenção é promover a cultura cada vez mais.

Serviço:
1º Festival de Arte e Cultura de BH
14 e 15 de outubro, no Villa Albertini
Rua Cristal, 137, Santa Tereza
Sábado de 13h às 21h, domingo de 10h às 17h

Tags: festival arte cultura bh

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura