Sem dor de cabeça

Tudo o que você precisa saber antes de comprar ou alugar um imóvel

Adquirir ou alguar um imóvel requer alguns cuidados para evitar aborrecimentos e prejuízo. Fique de olho nas dicas úteis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/06/2017 15:17 / atualizado em 23/06/2017 15:36 Augusto Pio /Estado de Minas

Verifique se o imóvel comercial tem o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - Alphaville/Divulgação Verifique se o imóvel comercial tem o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
Muitas dúvidas surgem na hora de comprar ou alugar um imóvel, seja comercial ou residencial. Para se munir de todas as informações para tomar essa decisão, o ideal é procurar ajuda de um especialista, que poderá auxiliá-lo com dicas de como fazer a melhor escolha e evitar aborrecimentos e prejuízo.


No caso do imóvel comercial, vários aspectos devem ser observados atentamente antes de fechar o negócio, que, geralmente, envolve elevado recurso financeiro, no caso de compra, e a decisão de onde instalar a empresa.  Henrique Dias, diretor dos portais WebEscritórios e WebIndustrial, aproveita para dar algumas dicas aos interessados em comprar ou alugar um imóvel comercial.

1 – Tenha em mente o imóvel comercial que você precisa
“Fica muito mais fácil fazer uma busca quando já se tem um perfil de imóvel em mente do que quando se vai ao mercado sem muita ideia do que se espera encontrar. Itens como metragem da sala ou do imóvel, vagas de garagem, valor médio e localização devem ser o início da sua busca. Oportunidades diferentes podem surgir no meio do caminho, mas se perde menos tempo quando se tem uma ideia do que deseja antes de começar a pesquisar.”

2 – Localização é importante
“Se a empresa é do tipo que pretende receber a visita de muitos clientes, a localização é um item fundamental na hora da pesquisa. Estar próximo a outras empresas ou em áreas de fácil acesso via transporte público ou carro pode ser um diferencial competitivo na hora de fechar negócio. Por outro lado, um escritório um pouco mais afastado pode ter um aluguel mais barato, mas os funcionários vão levar mais tempo para chegar até ele.”

3 – Verifique a média de preços da região
“Antes de fechar negócio com o primeiro imóvel que parecer interessante, faça uma pesquisa de preços junto a outros imóveis da região para ver se o preço está na média. Se for mais caro, deve oferecer diferenciais que justifiquem o investimento. Pergunte aos condôminos do mesmo prédio se a média de valor pedida está dentro daquilo que a maioria está pagando.”


4 – Visite pessoalmente o imóvel para avaliação
“Muitas empresas deixam uma locação a cargo de um funcionário que não toma os devidos cuidados na hora de alugar um imóvel. Sempre visite o local antes de fechar negócio. Se o imóvel for em outra cidade, separe um dia na sua agenda para ir até ele conferir de perto. As fotos podem mostrar que se trata de um lugar maravilhoso, mas nem sempre isso procede.”

5 – Negocie as reformas

“Raramente um imóvel disponível para locação é encontrado de forma perfeita, ou seja, de um jeito que tudo o que você precisa fazer é pegar a mudança e se instalar. Se for preciso fazer algum tipo de reforma, negocie com o locatário para que ele possa descontar os valores do aluguel ou ainda custear parte das melhorias. Essa dica é boa para os dois lados, pois você economiza e o proprietário investe na modernização do local.”

6 – A documentação está em dia?
“Esse é outro ponto bastante importante a ser verificado assim que demonstrar que há interesse me fechar negócio. Verifique se o imóvel comercial tem o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (ACBV). Outros itens, de acordo com o tipo do negócio, podem ser solicitados, como o Laudo de Vistoria Elétrica e o Alvará de Funcionamento, no caso de locais com atendimento ao público.”


7 – Faça uma análise minuciosa do contrato
“Leia item por item das cláusulas do contrato de locação ou de compra e venda. Não pode haver dúvida em nenhum dos itens e, se por acaso você discordar de alguma cláusula, converse com o proprietário e veja se há alguma forma de se chegar a um termo que seja satisfatório para ambas as partes. Se for possível, deixe que um advogado leia o contrato do imóvel e aponte algum tipo de problema. O que não pode é você assinar alguma coisa sem estar seguro de que fez a melhor escolha.”

8 – Faça uma vistoria inicial do imóvel
“Do jeito que o locador encontrou o imóvel no dia em que se mudou é o jeito que este deve estar quando for devolvê-lo. Por isso, observe cada um dos cômodos e faça anotações sobre itens que estejam danificados ou quebrados. Assim, quando deixar o imóvel, não há o risco de o proprietário exigir que um determinado item seja entregue em perfeitas condições sendo que você não o encontrou assim. Faça uma cópia do documento e guarde uma via assinada pelo proprietário, dando ciência das condições.”

9 – Não se deixe levar pela emoção
“Quando se está falando de um imóvel comercial deve-se tratar o local como um investimento. Em outras palavras, ele não precisa, necessariamente, ser bonito, mas lucrativo. A opção escolhida deve caber dentro do orçamento da empresa, seja na locação ou na compra. Lembre-se: qualquer lugar, mesmo o mais afastado, pode ficar bonito ou com a sua cara depois de algumas reformas.”

Tags: contrato imóveis negociação venda aluguel compra

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023