Acessibilidade para todos

Instalação de elevadores é tendência em imóveis antigos, pequenos e populares

Elevadores têm espaço nos edifícios novos, mesmo nos populares e menores, com três ou quatro andares. E podem ser adaptados a imóveis antigos, para dar mais conforto aos moradores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/04/2016 14:16 Augusto Pio /Estado de Minas
Vertline Elevadores/Divulgação
A instalação de elevadores residenciais – em casas e edifícios pequenos – vem crescendo bastante nos últimos anos. Em algumas cidades, a prefeitura já exige que edifícios com mais de quatro andares coloquem o equipamento. Mesmo em imóveis mais populares, os elevadores têm sido instalados para oferecer maior conforto e comodidade para os moradores. Uma das razões para instalar a peça em imóveis mais antigos é dar acessibilidade a pessoas mais velhas ou com dificuldade de locomoção. Alguns proprietários buscam também no elevador uma forma de valorizar o imóvel.

“Os elevadores são considerados um dos meios de transporte mais seguros e ágeis que existem. São milhões de pessoas transitando por esses equipamentos de transporte vertical a cada minuto pelas cidades. Além de valorizar muito qualquer edifício comercial ou residencial, esse tipo de equipamento é cada vez mais demandado pelas obras, uma vez que é crescente a projeção da população idosa no Brasil e não é diferente na região de BH, bem como todo estado de MG”, salienta Marcelo Vieira, gerente comercial da Vertline Elevadores, fábrica localizada em Betim, na Grande Belo Horizonte. A empresa é especializada na fabricação de elevadores para transportar pessoas, carga e automóveis, entre outros.

O elevador é benéfico em diversas situações corriqueiras, principalmente quando fazemos compras de supermercado ou é necessário transportar um objeto pesado para o imóvel. Sua instalação pode ser feita, inclusive, em edifícios antigos. Normalmente, quem fabrica e instala o elevador não é responsável pela parte de alvenaria, necessária para sua instalação. “Tudo dependerá de uma avaliação prévia. No caso da Vertline, enviamos um engenheiro ao local para fazer uma análise completa. Se for possível adaptar o espaço para receber o equipamento, deve ser contratada empresa especializada em alvenaria. Depois do serviço pronto, nossos técnicos vão até o local e montam o elevador. E, claro, tudo isso com a autorização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG)”, explica.

Meio de transporte em edifícios comerciais, residenciais e casas, equipamento precisa de manutenção mensal, para segurança dos passageiros - Vertline Elevadores/Divulgação Meio de transporte em edifícios comerciais, residenciais e casas, equipamento precisa de manutenção mensal, para segurança dos passageiros
CUSTO O preço de um elevador residencial pode variar bastante, pois dependerá do acabamento interno (piso, espelho, paredes) e percurso (número de andares), mas os valores começam a partir de R$ 40 mil. Outro fator muito importante ao pensar em instalar um elevador é a manutenção, que deve ser feita mensalmente. “No nosso caso, prestamos esse tipo de serviço fazendo um contrato com o cliente, que terá a visita de um técnico uma vez por mês, para averiguar se peças e cabos estão funcionando bem. Caso o cliente não queira mais nossa manutenção e opte por contratar outra empresa, comunicamos imediatamente ao Crea-MG. Dess forma, somos isentos da responsabilidade de qualquer acidente que por acaso ocorra no equipamento, uma vez que o serviço já não estará mais sob nossos cuidados.” As empresas que fazem manutenção devem estar regularizadas, com responsável técnico e autorizado a prestar o serviço.

“Já é comum as construtoras preverem elevadores até em prédios populares, como os do programa Minha casa, minha vida para se destacar da concorrência, ter um diferencial competitivo. Ao decidir entre dois empreendimentos, certamente a tendência do consumidor é optar por um apartamento em um prédio com elevador. As pessoas estão pensando lá na frente, quando estiverem idosas e com limitações físicas”, diz o gerente da Vertline.

Tags: instalação elevadores imóveis pequenos antigos populares tendência valorização

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016