Uma boa ideia

Porta camarão ou articulada é perfeita para dividir ambientes

Modelo é garantia de mais privacidade, melhor aproveitamento do espaço e visual descolado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/07/2015 15:00 / atualizado em 14/07/2015 15:11 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Além da funcionalidade, a porta flex traz leveza e pode ser encontrada nos modelos frontal, duas portas e lateral - Idea Glass/Divulgação Além da funcionalidade, a porta flex traz leveza e pode ser encontrada nos modelos frontal, duas portas e lateral
Se você procura uma porta que economiza espaço e proporciona um aspecto moderno ao ambiente, aposte na porta camarão ou articulada, modelo que permite sua abertura dobrando uma folha sobre a outra (há um trilho superior, e às vezes um inferior, no qual a porta desliza).

A arquiteta Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura, lembra que esse tipo de porta é bacana por proporcionar um plano único. Ela destaca que o modelo não só economiza espaço, com o aproveitamento do vão maior livre, como valoriza a estética. Por isso, além da funcionalidade, ela garante beleza, pela variedade de material. Composta por duas ou mais partes, há as tradicionais, de madeira ou de alumínio, e modelos inovadores, como lindas peças de vidro. “A única limitação é quanto à ferragem. É preciso usar a certa. Já vi modelos lindos, como esquadria de madeira ripada e mescla de vidro com madeira.”

Nathália conta que os mineiros não têm pedido tanto a porta camarão nos projetos, mas ela é uma das mais interessantes e cria uma composição no espaço de destaque. “Ela é versátil porque pode, ao mesmo tempo, dividir e integrar dois ambientes, como sala e varanda ou cozinha e área de serviço. E se for de vidro, ainda há a opção de películas ou de criar um espelho único.”

Se está inseguro quanto ao isolamento de sons e odores por ser articulada, Nathália diz que essa não é uma preocupação. A acústica é a mesma das portas tradicionais. Como são muitas as opções, para evitar erros o mais seguro é contratar um profissional para que o desejo do cliente se adeque ao estilo e ao ambiente.

FLEX

Em um mercado que está sempre em busca de novidade, é importante destacar a porta flex, desenvolvida com exclusividade pela Ideia Glass, que atende com estilo a necessidade de vários projetos, da área de serviço até o closet. Érico Oliveira Miguel, gerente-geral da empresa, conta que “ela foi uma revolução no segmento porque, ao dobrar ao meio, só ocupa 10% do vão, o que deixa amplo espaço de passagem. São peças de latão cromado, material nobre, e damos cinco anos de garantia”.

Integração entre cozinha e área de serviço é feita de forma harmoniosa e com charme - Idea Glass/Divulgação Integração entre cozinha e área de serviço é feita de forma harmoniosa e com charme
Érico destaca a mágica que o vidro proporciona por causa da transparência. “A porta flex permite todo tipo de vidro temperado de 8mm de espessura.” E explica que a escolha do vidro vai depender do projeto, já que ele pode ser, além de transparente, desenhado, verde ou espelhado. “De repente, no closet, a porta flex espelhada já resolve dois problemas, divisão de espaço e espelho.” Ele revela que, em média, o valor do produto fica entre R$ 1.200 e R$ 1.400 (tipo de vidro + instalação).

Para Érico, o design da porta valoriza a transparência do vidro com suas dobradiças delicadas e estrutura metálica, garantindo um efeito leve para a divisória. “É ideal para a divisão de qualquer cômodo da casa. E ela pode ser encontrada em três modelos: frontal, duas portas e lateral.”

Idea Glass/Divulgação
ONDE USAR:

» Lavabos e banheiros: em ambientes pequenos, permite abrir a porta sem bater na bancada ou incomodar quem utiliza o espaço.

» Salas: permite separar e unir dois ambientes. Ótima opção e solução para integrar a sala ao jardim ou à sacada ou mesmo à varanda.

» Cozinhas e lavanderias: permite fechar ou integrar a cozinha com a sala ou a lavanderia com a cozinha.

» Quartos: se utilizada na varanda ou sacada, permite que o quarto seja integrado com a paisagem externa.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023

No Lugar Certo você encontra o que procura