O Popular
  • RSS
  • Você está em
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dicas para sua casa » Como calcular o valor do serviço de um pedreiro?

Redação Lugar Certo - Estado de Minas

Publicação: 13/05/2012 13:49 Atualização:

"Gostaria, se possível, que vocês me esclarecessem uma dúvida: meu marido é pedreiro autônomo, mas ele sempre sai perdendo nas empreitadas que faz para os clientes. Acredito que ainda não sabe calcular o valor da obra que irá realizar. Quero saber se acabamento de reboco se cobra por metro da parede. Para levantar uma casa de duas salas, duas cozinhas, um banheiro, um terraço, fazer o piso, colocar as portas e telhado, tem que calcular em cima da diária do pedreiro e do servente? Ajude-me a esclarecer. Agradeço desde já".

Cida Souza, por e-mail

Prezada leitora, tentarei lhe passar algumas orientações. O reboco e todos os acabamentos de piso e parede são cobrados por metro quadrado de reboco executado. Para calcular o valor da empreitada é necessário ter experiência em orçar obras. Deve-se considerar os preços da mão de obra para cada tipo de acabamento e ter também uma base de quantas diárias de pedreiro e de servente serão gastas para executar cada tipo de serviço. Enquanto o pedreiro (empreiteiro) não tem a experiência necessária para dar preço de empreitada, o melhor mesmo é trabalhar cobrando por diária e ir anotando o tempo gasto em cada tipo de serviço até adquirir uma boa experiência para registrar uma firma e poder cobrar por empreitada.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »